Por que temos medo de arriscar?
Você já reparou que a grande maioria das pessoas tem medo de fazer coisa novas, ou até se empenhar por um sonho. Vou te contar o porquê.
Esse medo todo vem do julgamento alheio sobre o “fracasso”. Que venhamos e convenhamos é uma palavra muito pesada e, dependendo de como foi sua família direta e círculo de amigos é melhor perder a vida do que fracassar.
E além do julgamento de fora tem um pior, que é o próprio julgamento. Vez por outra nós somos as piores pessoas com quem convivemos. A soma de tudo isso gera procrastinação, que por sua vez gera desânimo. Você fica sem motivação, o que impede você de tentar, te deixa ansioso e a autocrítica surge – pronto, você está no círculo vicioso do medo e frustração.
Como mudar?
Faça uma coisa de cada vez, simples assim. O mundo de hoje é movido por sucesso imediato. Tudo que leva tempo tem sabor de estar perdendo tempo. O que nos faz querer fazer várias coisas ao memso tempo, e isso é o que está impedido você de sentir prazer na sua vida, projetos e afins. James Clear é um dos meus escritores favoritos e ele tem três citações que eu particularmente gosto demais e quero dividir com você:
"Você provavelmente se surpreenderá com o que pode realizar - se estiver focado em uma coisa.
Você provavelmente se frustrará com o que não consegue realizar- se estiver fazendo 5, 7 ou 10 coisas.
Ninguém tem um bom desempenho quando esticado em meia dúzia de direções.
Experimente fazer apenas uma coisa, focado nela e só parando quando finalizar e se perguntando sempre:
Como isso pode ser feito da forma mais fácil possível?
Você vai se surpreender vendo seu cérebro encontrando caminhos e atalhos que nunca havia imaginado.
-
Faça terapia, conte comigo.